Fechado há 14 anos, Museu de Arte de Brasília será reaberto este mês

Written by on 13 de abril de 2021

Após 14 anos fechado, o Museu de Arte de Brasília (MAB) será reinaugurado no dia 21 de abril, quando se comemora o aniversário de 61 anos da capital federal. A reabertura, no entanto, não significa acesso livre aos visitantes, que terão que aguardar até a flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19 para conhecer o espaço após a reforma de R$ 9 milhões custeada pelo Governo do Distrito Federal.

“O MAB está começando a criar vida, tomar forma. Se o Distrito Federal é uma obra de arte, aqui é onde a arte se encontra. O GDF não mediu esforços para recuperar este espaço que estava abandonado há anos. Será um grande presente para o aniversário de Brasília”, comemorou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ao anunciar a novidade.

As 12 primeiras esculturas do catálogo de mais de 1,3 mil peças chegaram na última sexta-feira (9/4). Dessas, 11 são de autoria de artistas brasilienses e, juntas, custam R$ 1,5 milhão. Elas estavam guardadas na Residência Oficial de Águas Claras (Roac). Entre as que estão para chegar, há obras assinadas por grandes nomes da produção nacional, como Tarsila do Amaral.

Reforma

Após a reforma, o MAB irá obedecer às necessidades de segurança e acessibilidade, com dois elevadores para cadeirantes. Com isso, as pessoas com deficiência poderão ter acesso ao pavimento superior do prédio. No que diz respeito ao espaço e ao acervo, a novidade será a disponibilidade de uma reserva técnica com quase 600 metros quadrados e laboratório de restauro e conservação novos, além de sala de triagem para receber e avaliar as obras. Os ambientes também serão climatizados e contarão com energia solar.

Haverá ainda uma passagem subterrânea que fará a ligação direta com a reserva técnica do museu e novas paredes de cobogós na parte inferior do prédio que se somam ao projeto original da fachada superior. Circundando o museu, gramas e árvores são destacadas pela iluminação integrada ao concreto.

Museu nasceu junto com Brasília

A importância do MAB para cidade é inegável, tanto pelo seu peso histórico quanto pela riqueza de seu acervo. Localizado às margens do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, o espaço nasceu praticamente junto com a cidade, servindo de anexo para o Brasília Palace Hotel, para o clube das Forças Armadas e até para um casarão do samba.

Só em 1985 virou galeria de um acervo invejável de obras raras. O projeto estrutural foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e por Joaquim Cardozo. Já o o projeto arquitetônico foi de um jovem alagoano chamado Abel Carnauba Accioly, na época desenhista técnico da Novacap.

Em 2007, o local foi fechado por causa de problemas estruturais.

Fonte: Metrópoles

Foto: Agência Brasília


Current track

Title

Artist