Dinossauros transportavam pedras em suas migrações

Written by on 15 de abril de 2021

Os saurópodes foram o maior grupo de dinossauros que já existiu. Assim ,esses animais – que você pode já ter visto em Jurassic Park – tinham pescoços e caudas longos e patas parecidas com as de elefantes, chegando a 100 toneladas. Com todo esse tamanho, os saurópodes podem parecer bastante lentos e imóveis. Todavia, um novo estudo publicado no periódico Terra Nova mostra que esses dinos podiam fazer migrações de mais de 900km, e carregando pedras em seus estômagos.

A descoberta começou com o pesquisador Josh Malone visitando seu pai (também pesquisador na área de geologia) na Formação de Morrison, em Wyoming , nos EUA. Malone observou algumas pedras lisas espalhadas pela região e seu pai confirmou que elas eram gastrólitos, pedras que animais – incluindo dinossauros – usam para auxiliar na digestão.

Contudo, análises laboratoriais mostraram que, na verdade, as pedras tinham origem em Wisconsin, outro estado americano a mais de 900km de distância. Essa conclusão foi possível por meio da composição química, textura e aparência dos minerais. Os pesquisadores afirmam, ainda, que as pedras em Wyoming e Wisconsin são praticamente idênticas.

Intrigados pela descoberta, os pesquisadores propuseram então a hipótese das mais longas migrações de saurópodes já registradas. Em 2020, ademais, outro estudo mostrou evidências de migrações em hadrossauros (um grupo de dinos com bico de pato), porém não tão longas quanto estas.

Migrações de dinossauros

Acredita-se que a função principal dos gastrólitos para os saurópodes era ajudar na digestão de quantidades absurdas de fibras de plantas que passavam por seus sistemas digestórios. No entanto, esses materiais poderiam ajudar também na absorção de minerais e limpeza do trato digestório, ou simplesmente eram comidos por engano.

De acordo com o artigo, os gastrólitos são muito pesados para serem carregados por rios. Portanto, é bastante provável que os dinossauros realmente carregaram essas pedras por distâncias tão longas.

Os pesquisadores acreditam que saurópodes como Camarassauros e Diplodócus poderiam andar toda essa distância seguindo leitos de rios ou pequenos riachos e se alimentando ao longo do caminho. Nesse ponto o papel da migração pode ser importante, afinal esses dinossauros consumiam recursos de forma extensiva e rápida, provavelmente precisando buscar outras regiões.

A migração em grandes dinossauros, contudo, já era uma característica que pesquisadores suspeitavam ser comum. Isso porque muitos dos grandes dinossauros herbívoros andavam em bandos e consumiam muito alimento, como dito antes.

Fonte : socientifica.com.br

Foto: amandinacolina por Pixabay


Current track

Title

Artist