Por que uma das sobrancelhas costuma ser mais arqueada do que a outra?

Written by on 15 de junho de 2021

eja por insatisfação, desconfiança, ou durante uma paquera… Erguer espontaneamente uma das sobrancelhas é normal, mas ela também pode ser assim, naturalmente levantada, mesmo com o rosto parado. Embora tenhamos um par delas, como de olhos e orelhas, o ser humano é assimétrico nos detalhes e em se tratando do rosto, esse ligeiro desequilíbrio está relacionado a diversos fatores: desde formação uterina a expressões comportamentais e hábitos viciosos.

“Não é todo mundo que tem uma das sobrancelhas mais arqueada do que a outra. Mas quando se avalia a face das pessoas, 100% apresentam uma assimetria entre lado direito e esquerdo. Ou seja, isso pode estar na sobrancelha, mas até na altura de um dos lados da mandíbula”, explica Wendell Ughetto, cirurgião plástico da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). O cirurgião explica que quando essa característica é observada desde muito cedo, na infância, é porque a estrutura anatômica facial, composta por ossos, músculos, cartilagens e pele, se originou desigual no ventre materno.

Dentro do útero, o feto também pode ficar em posições que contribuam para um “amassar da face” e após o nascer, com o crescimento e desenvolvimento, o resultado pode se atenuar ou acentuar por influência de outros fatores.

São os músculos frontal, corrugador e depressor do supercílio (acima dos olhos) os responsáveis pelo franzir e elevar de testa e sobrancelhas. Quando fortalecidos mais de um lado do que de outro também podem provocar assimetria e isso se deve à maneira como nos expressamos, dormimos e mastigamos.

Essa ação muscular rotineira somada a distribuição dos pelos e eventuais estruturas ósseas faciais proeminentes então garantem um “olhar de Jack Nicholson”. As sobrancelhas empinadas do ator são tão marcantes que cunharam essa expressão.

“O hábito de dormir com o rosto voltado para baixo, expressões faciais acentuadas [ao ficar bravo ou surpreso] e contração muscular vigorosa na face contribuem para que as rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem com a movimentação, se tornem rugas estáticas, presentes no repouso”, afirma Isabela Faiad Leiva, médica pela Fundação UnirG (Universidade de Gurupi), no Tocantins, e dermatologista da clínica de cirurgia plástica Landecker.

Dormir e mastigar sempre unilateralmente provoca alterações faciais, mas ainda depressões na pele e pode prejudicar a fala e a respiração com o passar dos anos. Outras condições com potencial para alterar o posicionamento das sobrancelhas e gerar queixas estéticas incluem herança genética, traumas na porção frontal do nervo facial, que pode ficar sem rugas, lesão neurológica, e o próprio envelhecimento, que tende a rebaixar a sobrancelha menos elevada.

Fonte: UOL (VIVA BEM)

Foto: Spa das Sobrancelhas – Recanto das Emas

 

 


Current track

Title

Artist