Morte de Paulinha Abelha deixa forró eletrônico órfão de voz pioneira

Written by on 24 de fevereiro de 2022

Carisma. Na opinião dos especialistas ouvidos pela coluna LeoDias, essa era a maior marca de Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, que morreu nesta quarta-feira (23/2), aos 43 anos, em Sergipe. Além da afinação e da potência vocal da cantora, a simpatia e a presença de palco fizeram dela um dos principais expoentes do gênero conhecido como forró eletrônico, que arrasta multidões por todo o nordeste.

“A grande característica dela, pra mim, era o carisma. Um carisma inegável. Você vê uma foto dela, vê sorriso, alegria, brincadeira. Era uma pequena mulher, mas uma grande cantora”, lembra o empresário musical Pedro Mota. Para ele, a personalidade da cantora, inclusive, influenciou vocalistas de outros conjuntos musicais. “A forma dela cantar, a performance de palco, o sorriso, o timbre…tudo isso influenciou bastante outras cantoras. Várias bandas seguiram os caminhos do Calcinha e todas as cantoras foram influenciadas por Paulinha”, afirma.

Pedro Mota também lembra que, com Paulinha, o Calcinha Preta deixou de ser um sucesso restrito ao nordeste e conquistou todo o Brasil. O marco da explosão foi a inclusão da faixa Você Não Vale Nada na trilha sonora da novela Caminho das Índias, da TV Globo, em 2009. “A Calcinha Preta era tida como uma banda de forró romântico. Esse forró romântico do Calcinha, com uma pegada mais eletrônica, foi uma explosão nacional, deixou de ser local”, avalia.

Paulinha Abelha foi internada com problemas renais no último dia 11, e teve o quadro de saúde agravado, sendo transferida para a UTI, onde passou a fazer diálise. O procedimento consiste em remover as substâncias tóxicas que ficam retidas no organismo quando os rins deixam de funcionar adequadamente. Na quinta-feira (17/2), veio a notícia do coma.

“O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. Nas últimas 24 horas, apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo”, diz a nota assinada por médicos.

Fonte: Metrópoles

Foto: Repdrodução/Instagram/Internet


Current track

Title

Artist