Especialista alerta sobre “truque do lubrificante no rosto” do TikTok

Written by on 19 de outubro de 2021

Mais uma trend – preocupante – surgiu no TikTok. Desta vez, a dica que tem feito sucesso entre os usuários da rede, recomenda o uso de lubrificante no rosto [ou misturado à base] para criar um brilho extra na pele. Os influencers também afirmam que a técnica facilita a aplicação do produto. O truque, no entanto, pode trazer riscos à saúde.

Em vários vídeos, os usuários do aplicativo aparecem passando o lubrificante no rosto e, logo em seguida, aplicam a make. Há também vídeos em que os tiktokers misturam ele à base antes de aplicá-la na face

Uma rápida pesquisa por “lube makeup” no aplicativo oferece dezenas de conteúdo com o truque. Mas isso não quer dizer que ele deve ser repetido. Até mesmo a Durex, empresa responsável pela maioria dos produtos usados nos vídeos, chegou a comentar em um deles que não recomenda o uso de seus produtos no rosto.

“Agradecemos a criatividade aqui (e sua maquiagem parece ótima), mas não recomendamos o uso de nossos lubrificantes no rosto como pré-maquiagem “, escreveu a conta verificada da Durex no TikTok em um comentário no vídeo de Anthony. Os especialistas também têm a mesma recomendação.

“O grande problema de produtos altamente oclusivos serem aplicados diretamente na pele da face são as suas características, já que nessa área temos também glândulas sebáceas, que sofrem com essa oclusão, aumentando a secreção de gordura, gerando cravos e espinhas, além de dermatites como a seborreica”, explica a dermatologista Dra. Natasha Crepaldi.

Além disso, Crepaldi explica que a retenção excessiva de umidade pode beneficiar a proliferação de microrganismos na pele. “A vaselina, que está nas fórmulas dos lubrificantes, não hidrata a pele, apenas retém a umidade produzida por ela”, ressalta. “O ideal antes de uma maquiagem é o uso de primers que sejam hidratantes, que na base tenha ácido hialurônico, glicerina, silicones, água termal ou água dermatológica”

Fonte : Metrópoles

Foto: Metrópoles


Current track

Title

Artist