Com 7 músicas no Top 50, Ana Castela é a artista nº1 do Spotify Brasil Emplacando uma sequência de hits nos últimos meses, a jovem artista está em 1º lugar com “Nosso Quadro”

Written by on 12 de abril de 2023

Foto: Marcela Sanches

Exatamente um ano atrás, Ana Castela era uma jovem de apenas 18 anos que sonhava em fazer sua voz ecoar pelos quatro cantos do Brasil. Sua arte, porém, se perpetuava na sombra do anonimato. O “pipoco” da carreira da sul-mato-grossense aconteceu a partir da parceria com Melody e DJ Chris no Beat, que demorou menos de dois meses para alcançar o topo do Top 50 do Spotify Brasil. A música, que instantaneamente caiu na graça do povo e abriu as portas do mainstream à Ana, foi crucial na construção de um fenômeno que é hoje a artista #1 e dona da música #1 do Spotify brasileiro, com o sucesso “Nosso Quadro”.

Foto: Mauricio Antonio

Do alto de seus impressionantes 13,2 milhões de ouvintes mensais na plataforma – um montante inacreditável para qualquer artista recém-chegado, Ana Castela faz 7 aparições dentre as primeiras 41 posições da parada de músicas mais tocadas do Brasil. A posição mais privilegiada da lista também pertence a ela, com a canção “Nosso Quadro”, que por si só já acumula 89,7 milhões de plays.

Ao rolar a tela para conferir o restante da lista, o que se observa é um fenômeno inerente à persona de Ana e ao espaço que ela ocupa, hoje, na cena musical nacional: vários artistas já consolidados no mercado querem uma colaboração com ela.

Além de estar em alta na plataforma e no TikTok, que é responsável por alavancar lançamentos e as próprias carreiras de muitos artistas, Ana, de certo modo, confere um frescor à cena, um ‘quê’ de novidade.

Sua figura é um tanto interessante: trata-se de uma jovem de 19 anos que cresceu influenciada pela cultura do agro, mas que, embora se debruce sobre a música sertaneja, incorpora vários outros elementos à sua sonoridade final, da eletrônica ao funk.

É o que fica muito claro em “Pipoco”, faixa que representou uma ‘virada de chave’ na carreira da artista.

No roll do cobiçado Top 50 do Spotify Brasil, Ana aparece novamente na 6ª posição, com a parceria com a dupla Israel & Rodolffo, “Bombonzinho – Ao Vivo”, que já ultrapassa os 180 milhões de plays; em #12, ela dá as caras novamente em “Duas Três”, em que divide vocais com Guilherme & Benuto e Adriano Rhod – já são mais de 43 milhões de streams nessa.

Mais abaixo, na posição #29, ela aparece com o solo “DONA DE MIM”, que já conta com mais de 62,6 milhões de reproduções; em #37, ela se junta à Naiara Azevedo na parceria “Palhaça – Ao Vivo”, que possui o montante de 48,6 milhões de execuções; uma posição atrás (#38), ela vem com “Covardia”, em que mescla vocais com Wesley Safadão, num somatório de 4,5 milhões de plays; por fim, “Roça Em Mim”, feat com Zé Felipe e Luan Pereira assume a posição #41, com mais de 103,7 milhões de reproduções.

Não coincidentemente, em todos esses casos, Ana aparece entre as músicas mais populares de todos esses artistas com os quais colabora na plataforma, potencializando seus desempenhos na mesma, além do seu próprio.

Foto: Diego Brito

Acompanhe a lista:

#1. “Nosso Quadro”

#6. “Bombonzinho – Ao Vivo” (com Israel & Rodolffo)

#12. “Duas Três” (com Guilherme & Benuto e Adriano Rhod)

#29. “DONA DE MIM”

#37. “Palhaça – Ao Vivo” (com Naiara Azevedo)

#38. “Covardia” (com Wesley Safadão)

#41. “Roça Em Mim” (com Zé Felipe e Luan Pereira)

Por aqui, a gente fica na expectativa de saber: quais os próximos passos desse fenômeno chamado Ana Castela?!


Current track

Title

Artist